Empresas antirracistas

Deborá Evangelista

Empresas antirracistas

Talvez você não saiba, mais o Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil de Núcleo de Santa Maria, em 2021, criou os selo “área antirracista direcionado para  a valorização da mulher negra como consumidora no comércio em Santa Maria”. Naquele ano realizamos uma série de vídeos e lives com mulheres negras da cidade e várias compartilharam que se sentiam perseguidas dentro de lojas e supermercados. 

Relataram que entravam nas lojas e muitas vezes as atendentes não vinham oferecer os produtos, mas ficavam olhando de canto de olho e observando a movimentação dentro da loja. Muitas vezes essa observação era mais agressiva e também realizada pelos seguranças que  as seguiam de gôndola em gôndola de forma tão constrangedora que muitas mulheres se retiravam do local. Isso minha gente é aqui, na nossa boa Santa Maria da boca do monte! 

Diante dos relatos o Comitê pensou em uma atividade de intervenção que fosse positiva, valorizando a mulher negra como consumidora, na tentativa de fazer desaparecer a ligação da mulher negra como perfil de potencial criminosa. Elaboramos uma palestra com esse mote para os colaboradores, imprimimos os selos e fomos para as empresas. Em alguns espaços fomos muito bem recebidas, muitos empresários aderiam ao selo e tem os mesmos até hoje estampados nas vitrines das lojas, outros deixaram por algum tempo e depois retiraram, mas a grande maioria não aderiu, algumas ficaram de retornar e não retornaram outras ficaram com o selo para afixar depois e não o fizeram, outras nem resposta aos nossos e-mails e mensagens se dignaram a dar. 

O Comitê não parou os trabalhos, 2021 levamos nosso selo para as escolas, 2022 levamos para as escolas e para as empresas e 2023 vamos continuar. Esse trabalho é de educação antirracista, quando o objetivo é letrar racialmente as pessoas, reconhecendo que o racismo existe e trabalhando para sua eliminação. As empresas são espaços importantes onde é necessário um trabalho educativo e preventivo. 

Da mesma forma que as empresas oferecem cursos de vendas, atendimento ao cliente, relações humanas, finanças, pós-vendas, alcance de metas é preciso oportunizar cursos de relações étnico-raciais, letramento racial, educação antirracista, racismo, injuria racial, discriminação entre tantos temas  fundamentais  para a convivência dentro de uma sociedade que juridicamente prima pela dignidade da pessoa humana e a igualdade entre todos os seus membros. 

As empresas não podem mais fugir a responsabilidade social do enfrentamento das questões e dos crimes étnicos raciais porque tem colaboradores negros e brancos, têm clientes negros e brancos, o racismo acontece dentro dos seus estabelecimentos e culpar o colaborador pela ação racista que foi, na maioria das vezes, o cumprimento de uma orientação da própria empresa é se furtar a assumir a responsabilidade que é sua. 

Sua empresa pode participar aderindo ao Selo Área Antirracista, para isso basta mandar uma mensagem para o WhatsApp  55 999357607 agendando. O Comitê vai até sua empresa para fazer uma palestra com seus colaboradores e afixar o selo, seja uma Empresa Antirracista! Venha com a gente! Participe!!!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é baleado três vezes no Bairro Urlândia e dirige em busca de socorro Anterior

Homem é baleado três vezes no Bairro Urlândia e dirige em busca de socorro

Santa Maria aplica mais 8,8 mil doses da vacina contra a gripe nos primeiros dias de campanha Próximo

Santa Maria aplica mais 8,8 mil doses da vacina contra a gripe nos primeiros dias de campanha

Geral